Como acessar

Como funciona o
Saúde Dados®

Os gráficos do Saúde Dados® permitem comparar os indicadores conforme a Modalidade e o Porte do conjunto de operadoras do mercado. Veja abaixo a descrição dos indicadores que a ferramenta disponibiliza.

Mercado

Evolução do número de Beneficiários

A variação em % dos beneficiários permite analisar o fluxo de entrada e saída dos clientes das operadoras de planos de saúde.

Consulta por períodos - Saúde Dados

Operacional

A sinistralidade nas operadoras de planos de saúde representa a relação entre os custos arcados com os sinistros (custo da realização de um procedimento) e o prêmio (receita obtida pela operadora).

Índice de sinistralidade - Saúde Dados

As despesas comerciais compreendem todos os gastos da operadora com a comercialização e distribuição dos seus produtos, isto é, gastos desde a promoção até a alocação junto ao consumidor, inclusive os riscos assumidos na venda.

Despesas comerciais - Saúde Dados

As despesas administrativas incluem todos os custos referentes à direção e gestão do funcionamento da operadora. Exemplos: salários, 13º salário, férias, INSS, FGTS, água, luz, telefone, aluguéis, etc.

despesas administrativas - Saúde Dados

 

Rentabilidade

 

Margem EBITDA

A “margem EBTIDA” é a relação entre dois componentes: o EBITDA (LAJIDA ou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização – em inglês “earnings before income tax and amortization”), e a receita líquida.

O indicador permite analisar qual a participação da geração de caixa nas receitas totais da operadora de planos de saúde, pois indica o dinheiro gerado pelos ativos operacionais.

Margem EBTIDA - Saúde Dados

Margem Líquida

A “margem líquida” é a relação entre o lucro líquido e a receita líquida.

Essa margem ilustra a quantidade de dinheiro que a empresa lucra a cada real de receita obtido depois de pagar todas as suas despesas e impostos.

Margem líquida - Saúde Dados

Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE)

O “Retorno sobre o Patrimônio Líquido” é a relação entre o lucro líquido e o patrimônio líquido.

Este indicador mede a capacidade de agregar valor de uma empresa ao captar aspectos como a lucratividade, a administração de ativos próprios e de terceiros e a alavancagem financeira.

Retorno sobre o patrimônio líquido - Saúde Dados

Liquidez

Índice de Liquidez Corrente

O índice de liquidez corrente é calculado com base na relação entre o ativo circulante e o patrimônio circulante.

Em outras palavras: é a relação entre os direitos a curto prazo da empresa (caixas, bancos, estoques, clientes) e as dívidas a curto prazo (empréstimos, financiamentos, impostos, fornecedores). O indicador avalia a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações.

Índice de liquidez corrente - Saúde Dados
Adquirir acesso

Universidade Corporativa Abramge - UCA | (11) 3289-7511 - contato@abramge-uca.com.br